quarta-feira, 18 de junho de 2008

FORMAÇÃO DO DIACONO PERMANENTE



Rev. Frei Daniel Barbosa, OSE*


Quando o candidato ou candidata começa à caminhada para a ordenação para o Diaconato Permanente, entende-se que a pessoa já tenha uma experiência espiritual para tal carisma. Isso quer dizer que tenha o conhecimento da ação do Espírito Santo em sua vida, tenha uma vida de meditação na Palavra de Deus, tenha uma vida de oração, empenhado e empenhada no serviço para com o próximo. O Evangelista de São Marcos fala que: “Se alguém quer ser o primeiro, será o ultimo e servo de todos”. (Mc 9.35)
Mas não é menos verdade que em qualquer outro tipo de atividade podemos estar prestando um grande serviço. A rigor estamos aqui a serviço dos outros, este serviço é exercido em qualquer vocação em fomos chamados e chamadas.

Para uma boa formação ao diaconato é preciso observar algumas diretrizes, nas quais estão fundamentado o Ministério Diaconal. Como por exemplo:
· Aspectos Bíblicos;
· Aspectos Históricos;
· Aspectos Teólogicos;
· Aspectos Litúrgicos;
· Aspectos Canônicos.

Na Bíblia:

Nas primeiras comunidades cristãs, percebemos uma consciência de que a diaconia é a expressão concreta do amor ao próximo. (Gálatas 5.13), Jesus nos deixou um grande exemplo onde Ele sendo o Filho de Deus não veio para ser servido e sim para servir. (Marcos 10.45)

a) Espiritualidade. Buscarmos uma Teologia mais Espiritual e uma Espiritualidade mais Teológica é nosso grande desafio. A nossa espiritualidade deve ser trinitária e cristocentrica. Ao sermos criados a imagens e semelhança de Deus, fomos criados numa Comunhão Trinitária.

b) A espiritualidade diaconal está no exercício da diaconia como modo de ser do cristão. Essa espiritualidade requer de nós uma integridade de vida. Uma espiritualidade que venha nos proporciona atitudes pastorais.

c) Somos desafiados e desafiadas a conhecer, e viver, a ortodoxia e a ortopraxia bíblica. De acordo com Martinho Lutero “ Teu próximo é aquele que necessita de ti em assuntos de corpo e alma. Onde podes ajudar corporal e espiritualmente, lá há serviço a Deus e boas obras.” Infelizmente alguns seguidores da Reforma Protestante por ter Martinho Lutero dado uma maior Ênfase a justificação tão somente pela fé, passaram a desprezar as boas obras.


d) Conhecimento: É preciso ter conhecimento daquilo que nos propomos fazer. Conhecer a Palavra de Deus, compreender que o conhecimento da Palavra de Deus nos capacita no exercício do ministério que Deus nos confiou. É preciso conhecer também a necessidade do povo. Portanto servi a Cristo é ir de encontro das mais profunda necessidades espirituais, pessoais e sociais das pessoais.

e) Na ocasião da Ultima Ceia o Senhor Jesus nos deixou outro grande exemplo de serviço. Ele lavou os pés dos discípulos e serviu a mesa. Com este gesto Ele definiu o jeito de ser dos discípulos, e da comunidade. Cabe a nós também segui este exemplo em todo tempo e lugar.


Na Teologia:

Quanto a Teologia Diaconal existem vários Dons e Carismas nos quais somos chamados e chamadas a exercer nosso ministérios. Entendo que o Serviço é nosso Carisma Central. Precisamos de uma teologia que nos leve ao relacionamento maior com Deus. uma Teologia Integral.

a) Fundamentação Diaconal. Adão foi colocado no Éden para servir a Deus. Para cuidar da natureza e tudo que Deus criou, mas Adão não resistiu ao diabo e cedeu a sua tentação. Deus mandou o segundo Adão Jesus Cristo para resgatar essa humanidade do pecado original do primeiro Adão, sendo que o segundo Adão não cedeu ao diabo. Mas venceu.

b) O diaconato é um ministério que está baseado teologicamente no serviço tanto dentro como fora da Igreja. A realidade teológica do diaconato deve ser entendida como o servidor por excelência, numa perspectiva do Ser Diaconal e do Agir Diaconal. Paul Philipi do Instituto de Diaconia de Heidelberg na Alemanha demonstra que. “ Todo nosso agir diaconal provem de Jesus Cristo como servo de Deus. Jesus nos capacita a servir, e nos dar um coração diaconal.

Na Liturgia:

a) Kerigma. Tem um fundamental papel como proclamador, anunciador das Boas Novas de Deus.

b) Koynonia. Desenvolve um importante trabalho no altar do Senhor, onde prepara a mesa como símbolo do altar do sacrifício, na administração dos Sacramentos e dos Ritos Sacramentais, na oração pelos fieis, na evangelização, no ensino, e na pastoral social.


c) Diaconia. Servir a mesa é muito mais do assistir aos necessitados, é ter uma prática diária e permanente de diaconia. A diaconia não é apenas uma das tarefas da Igreja, mas, é a própria identidade da Igreja como corpo de Cristo. A diaconia é sua marca, é seu distintivo.


Nos Cânones:

a) Deve compreender seus limites de acordo com os cânones diocesano.
b) O Diáconato Permanente é reconhecido canonicamente em nossa diocese. (Cânon 21 art. 1º )
c) Os diáconos e as diaconas integraram um Fraternidade subordinada ao bispo diocesano. (Cânon 21 Art. 3º )

d) Os Diáconos (as) Permanentes poderá ser ordenados (as) presbíteros (as), desde que cumpram as exigências do Cânon 21 Art. 5.

Não diga que não tem tempo para servir, sirva enquanto é tempo


Rev. Frei Daniel Barbosa, OSE




Nenhum comentário: