segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Não aos aumentos das Passagens de Ônibus



Manifesto em Homenagem ao Aniversário do pastor Mártin Luther King Jr. (1929-1968)

O boicote aos ônibus de Montgomery

O pastor Batista, Martin Luther King Jr. Lutou por um tratamento igualitário e contribuiu para a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestos pacíficos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desigualdade racial. Em 1963, dirigiu uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "
Eu Tenho um Sonho".

King foi indicado para coordenar um boicote aos ônibus de Montgomery. Os líderes negros da cidade haviam organizado o boicote para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte público após a prisão de Rosa Parks, uma mulher negra que havia se recusado a ceder o seu lugar a uma passageira branca. Durante a ação, que durou 381 dias, King foi preso, a sua casa foi atacada e muitas ameaças foram feitas contra a sua vida. O boicote foi encerrado mediante um mandado da Suprema Corte proibindo qualquer transporte público segregador. O boicote de Montgomery foi uma vitória do protesto pacifista de Martin Luther King.

Companheiros e Companheiras.


O sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana do Grande Recife tem nos servido de má qualidade e caro. No caso, por exemplo, de quem mora em Maranguape I e Maranguape II pagam R$ 2,60 e não tem o direito de usufruir do Sistema SEI, pois estes coletivos não entram na integração da PE-15, sem falar na demora de intervalo, muitos passam 30 minutos ou mais nas parada sem nenhuma proteção levando sol e chuva.Agora temos o Consócio Grande Recife ( EMTU), dizem que esta mudança é para melhorar , resta saber para quem vai melhorar?Os moradores de Igarassú, Abreu e Lima, Paulista e Olinda, são condenados ao transporte Coletivo de Ônibus, e não há nenhum projeto de implantação de metrô para o Recife.Depois do abusivo aumento da CELPE, agora estamos prestes a receber mais um aumento desta vez é da tarifa de passagens, sem nenhuma resistência do usuário deste Sistema. Estamos todos engessados? Será que jogaram um Gás Paralisante? Gás esse que está nos deixando na inércia. É preciso acordar e procurar reagir contra estes aumentos que nos chegam de forma arbitraria.

Nestes dias seremos surpreendidos com um aumento de 30% nas tarifas do Transporte Coletivo. Tomemos como exemplo o Pastor Martin Luther King, e vamos às ruas dizer não:

- NÃO AOS AUMENTOS ABUSIVOS DAS PASSAGENS!!!

Nenhum comentário: