segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dom Fernando Saburido, novo Arcebispo de Olinda e Recife

Pernambuco // posse

Novo arcebispo quer Igreja diversa e popular
Publicado em 16.08.2009, às 16h17Do JC Online


Uma Igreja que acolherá fiéis de todos os tipos. É essa a imagem transmitida pelo novo arcebispo de Olinda e Recife sobre o futuro da Instituição Católica em Pernambuco. Em entrevista coletiva, realizada na manhã deste domingo (16), Dom Fernando Saburido se mostrou disposto a ampliar o leque de fiéis e ajudar, principalmente, os mais necessitados. O encontro ocorreu no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local onde o sacerdote viveu antes de passar quatro anos no Ceará, como bispo da cidade de Sobral.
De acordo com Dom Fernando, sua gestão não seguirá fielmente os passos do arcebispos anteriores, ela terá um estilo próprio. "Eu vou aproveitar muitas riquezas, tanto de Dom José Cardoso, quanto de Dom Hélder Câmara. Tudo aquilo que aconteceu de positivo vai ser alimentado, mas sem dúvida, teremos um estilo pessoal", revela.
Quanto à linha de atuação, Dom Fernando frisou sua vocação missionária. "Vou dar uma atenção muito especial para a questão das Missões Populares", disse o sacerdote. Segundo ele, o contato porta a porta com a comunidade, ajudará a Igreja a diminuir a evasão religiosa.







Em relação à gestão anterior, famosa por medidas centralizadoras e polêmicas, o novo arcebispo, não recriminou as ações de Dom José Cardoso Sobrinho, mas confessou que a formação do antigo saberdote dificultava que as pessoas compreendessem suas atitudes. "Ele foi mal entendido, às vezes, por causa da maneira dele fazer as coisas, da formação que ele teve, mas Dom José é uma pessoa bem intencionada", defendeu .