quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Ministro do Superior Tribunal de Justiça decreta prisão de Arruda

O ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, decretou a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Agora a decisão vai a referendo da corte especial, formada pelos 15 ministros mais antigos da Corte, que está reunida neste momento. A Polícia Federal está preparada e aguarda a decisão da corte, o voto dos 15 ministros mais antigos do STJ, para cumprir a prisão do governador.

Como governador, Arruda tem a prerrogativa de prisão em sala de estado maior, dada a governadores. O benefício concede a Arruda o direito de ficar preso m quartel general e distrito policial.

O referendo dos ministros serve apenas para que a decisão seja fortalecida. Se os 15 ministros ratificarem a decisão, a defesa do governador só poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A prisão de Arruda foi pedida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, motivada pela tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra, testemunha do caso. O ministro também decretou a prisão de Wellington Morais, ex-secretario de comunicação do Governo do Distrito Federal (GDF), de Haroaldo Brasil, amigo íntimo de Arruda e ex-diretor da Companhia Energética de Brasília, Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular de Arruda e de Geraldo Naves, ex-deputado distrital. Eles são acusados de, junto com Antonio Bento, preso em flagrante pela Polícia Federal ao entregar uma sacola com R$ 200 mil a Edson Sombra no dia 4 de fevereiro, de coagir testemunha e produzir falsas provas. Em instantes, mais detalhes.

Leia mais sobre: escândalo no DF