quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ


Isaias 32: 17 e 18

Romanos 14: 17 e 18

João 14: 23 a 27
 
Violência. É sem duvida uns dos temas mais debatido e mais preocupante em nossa sociedade, especialmente no Brasil. A violência está inserida em todas as classes sociais, não é um problema da classe A, B, ou C, é uma doença social. Em todos os lados vimos noticias de assaltos, sequestros, assassinatos, brigas e agressões.

No livro do profeta Ezequiel no capitulo 7 versículo 23, encontramos a seguinte expressão: Faze cadeia, porque a terra será cheia de crimes de sangue, e a cidade,  cheia de violência”. Uma violência que fruto da desobediência, fruto de uma sociedade caída, corrupta e deformada.
A todo instante somos desafiados a Construirmos uma Cultura de Paz, uma paz que excede todo entendimento humano, uma paz que é fruto da justiça  A justiça trará paz e tranquilidade, trará segurança que durará para sempre. O meu povo viverá em lugares seguros; todos estarão em paz e segurança nas suas casas.”. (Isaias 32: 17 e 18)

Portanto o Reino de Deus é um Reino de paz. Por esta razão nós como povo de Deus, devemos acima de tudo sermos multiplicadores desta paz perfeita. Desta paz completa Portanto, por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz e assim trouxe de volta para si mesmo todas as coisas, tanto na terra como no céu”. (Cl. 1:20).
Como podemos fazer parte na Construção da Paz do Reino de Deus diante de uma sociedade negligente e corrupta? Onde temos políticos que preferem cortar investimento da educação e da saúde para aplicar em futebol e até mesmo em seus próprios interesses pessoais.
  • Queridos leitores, primeiro lugar somos chamados a nos reconciliarmos com Deus por meio de Jesus Cristo (2 Coríntios. 5:19).
  • Em segundo lugar. Reconciliados com Deus, encontramos Jesus, a Paz que excede todo entendimento humano. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. (Filipenses 4 : 7)
·         Em terceiro. A ordem de Deus é: buscarmos a justiça, paz e alegria. Buscamos uma paz através da justiça. Buscamos a justiça social para as crianças, para as mulheres, para os deficientes, para os negros, para os excluídos, enfim, para todas as pessoas.

A Carta de São Paulo aos Romanos 12 nos diz que não devemos nos conformar com este mundo, mas transforma-lo, no capitulo 14 nos diz ainda que havendo justiça e paz, haverá também alegria. Felicidade completa só com paz com Deus, paz interior e paz justiça social. Tendo uma experiência pessoal com Jesus Cristo, uma dependência de Deus. Como Sal e Luz, brilhando no meio das trevas e com as boas obras.Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.(Efésios 2:10 ) construiremos a paz, pois o Reino de Deus é paz.

Enfim, não nos conformemos com o presente século (Rm. 12:2). Buscamos os valores do novo céu, e da nova terra, onde habitam a justiça ”Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele. Por isso, meus amigos, enquanto vocês esperam aquele dia, façam o possível para estar em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante dele.” (2 Pe. 3:13). Nós somos construtores da paz. Somos cooperadores desta tarefa que Deus nos confiou.

Paulista, 17 de dezembro de 2012.

Reverendo Daniel Barbosa, ose
Vice Presidente Nacional do MEP
Prior da Ordem de Santo Estevão
(81) 8476.6442 – 8191.4165

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O que foi a Lei de Terras Legitima de 1850?


 
Até 1850 o sistema fundiário brasileiro ainda tinha como herança o sistema de capitanias hereditárias e as sesmarias.

A lei nº 601 de 1850, a famosa Lei das Terras, possibilitou a legitimação da posse das terras por parte de quem as ocupava e decretava a devolução ao poder público de todas as terras que haviam sido doadas em Sesmarias e que não tivessem sido cultivadas (daí o termo devolutas), passaram a pertencer ao patrimônio público.

A Lei 601 confiscou terras e mexeu com a estrutura fundiária de uma época, muitas fortunas rurais forma feitas a base da violência, principalmente na região sul, sudeste e Bahia.

Muitos fazendeiros, depois de 1850, tentaram legitimar a posse de suas terras apresentado documentos que, além de falsos , propunham limites desencontrados de demarcação. E para tanto usaram expedientes nada convencionais.

Monteiro Lobato, no livro "O Príncipe Negro e a Onda Verde" (Editora Brasiliense, 1948), relata que no oeste paulista era comum a falsificação de títulos de propriedade e a maneira astuciosa para envelhecer as escrituras (era uma exigência da lei 601) era colocá-las numa gaveta fechada com um monte de grilos vivos. Eles apodreciam e suas toxinas envelheciam os documentos. Dai surgiu o termo "grileiro". O grande problema hoje no Estado de São Paulo, localiza-se no Pontal do Paranapanema onde a história de grilagem de terras remonta a 1856.

Os documentos eram tão mal feitos que o governo Prudente de Moraes, em 1890, não reconheceu a propriedade das maiores fazendas da região.....
Fonte(s):
Folha de São Paulo 22/02/1996
Sem medo dos sem-terra: conhecendo a história.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

AJUDE A SALVAR NOSSAS FLORESTAS

  •  
  • 1) Salvar as florestas é mais do que uma obrigação dos brasileiros – é um direito. Você pode escrever a história e conservar o patrimônio ambiental do país ao apoiar a proposta de lei popular do desmatamento zero, que visa a evitar grandes desmatamentos e o aumento das áreas degradadas.
  • 2) Uma lei popular precisa de 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para ser aceita pelo Congresso. É o primeiro obstáculo de um tortuoso caminho político, que parece feito para evitar que a voz do povo chegue aos círculos do poder em Brasília. Mas nós do Greenpeace vemos obstáculos como incentivos, e convidamos você a fazer o mesmo.
  • 3) Você é a favor do desmatamento da Amazônia e das outras florestas brasileiras? Nem a gente. O Brasil já tem área desmatada suficiente para dobrar sua produção de alimentos; basta que o campo receba investimentos em eficiência na produção e recuperação de áreas desmatadas. É para isso que servirá a lei do desmatamento zero.
  • 4) Ajude a salvar as florestas do Brasil com o reforço dos seus amigos, e ainda entrar em uma competição emocionante para ganhar uma camisetas e kit com suvenirs do Greenpeace – é uma forma divertida de exercer a cidadania.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012



Agradecemos a todas as pessoas que contribuíram com o Blog ALAMEDA EM FOCO, atingindo a mais de 4 mil acessos.

Obrigado e contamos sempre com cada e cada um que tem divulgado este blog, mandem artigos e texto, e também divulgaremos seus eventos.

a partir de setembro estaremos duas novidades, vamos entrevistar os morados da localidade e teremos um informativo ALAMEDA EM FOCO, impresso.

Nossos e-mails são: alamedapaulista@gmail.com e revdaniel2008@gmail.com

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Juventude tem que aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Governo Federal


Márcio Macêdo destaca escolas técnicas e facilidades do PorUni e ProJovem


Líder desde os tempos estudantis, o atual deputado federal, Márcio Macêdo (PT-SE) declarou que o governo petista inovou e ampliou as políticas públicas voltadas para juventude brasileira.
Macêdo destacou a ação do governo Lula que inovou com a criação da Secretária Nacional de Juventude da Presidência da República.
“Penso que o governo do presidente Lula e agora da presidenta Dilma são exemplos do tratamento do tema juventude, pois nós não tínhamos um endereço oficial no Brasil que pudéssemos tratar desse tema. Então as angústias dos jovens brasileiros não tinham para onde escoar, e o governo criou uma coordenação que cuida disso nacionalmente”.
Macêdo também destacou que na geração do governo petista foram criadas mais escolas técnicas do que há “5 séculos” não se fazia no país.
“E temos políticas efetivas que tratam de vagas nas universidades públicas para que a juventude e os filhos do povo possam ter acesso à formação profissional”.
Macêdo alerta para as oportunidades aos jovens atuais “crescerem profissionalmente e terem acesso a uma vida digna”.
“Nós temos o ProJovem e ProUni, além de políticas no combate às drogas, que assolam a juventude brasileira, então têm um arcabouço de políticas públicas em varias áreas que possibilitam que os jovens brasileiros possam ascender socialmente e possam ter acesso a uma profissão e ao mercado de trabalho e também construir famílias”.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MEUS TRABALHOS DE RECICLAGENS BASEADO NOS TRÊS R.

1. Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adaptar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.

2. Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar os materiais de escritório.

3. Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.

Veja os trabalhos abaixo>