quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Câmara de Caruaru debate a exploração de petróleo no pré-sal


Encontro no Legislativo Municipal foi pioneiro no interior e reforça a luta pela utilização democrática dos recursos. Numa iniciativa do presidente da Casa, Rogério Meneses, a Câmara de Vereadores de Caruaru foi a primeira do interior e debater a exploração de petróleo na camada do pré-sal. O assunto foi discutido durante uma audiência pública realizada na manhã de hoje na Casa Jornalista José Carlos Florêncio e contou com as presenças do deputado federal Fernando Ferro e do presidente dos PT no Estado, Jorge Peres. A palestra de abertura foi do coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo dos Estados de Pernambuco e Paraíba, Luiz Antonio Lourenzon, que falou sobre os projetos que regulam o assunto. Rogério Meneses abriu o encontro destacando a importância de se utilizar o Legislativo Municipal para debater um assunto fundamental para o futuro País. “Essa é a maior descoberta em petróleo dos últimos 30 anos. E isso só foi possível graças ao compromisso do governo Lula, que investiu e criou condições para a descoberta no pré-sal”, enfatizou.
O vereador lembrou que a luta pela democratização dos recursos obtidos com a exploração do petróleo em águas ultra profundas está sendo encampada pela bancada do PT e pelo governador Eduardo Campos. Em vários encontros, Eduardo Campos defendeu que todos os Estados sejam contemplados e não apenas os que fazem o beneficiamento do produto, que são Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. “Os recursos devem ser divididos para todos os brasileiros”, afirmou Rogério Meneses.
O sindicalista Antonio Lourenzon fez uma explanação técnica sobre o assunto e parabenizou Rogério Meneses pela iniciativa do debate, que contou também com a participação de representantes da sociedade civil organizada e da população. “O petróleo é do povo. Não é possível que apenas três Estados sejam beneficiados. Nosso papel é alertar a população sobre como vão ser utilizados esses recursos”, reforçou. Segundo ele, as novas descobertas vão colocar o Brasil como o terceiro produtor mundial de petróleo. O presidente estadual do PT, Jorge Peres disse que existe uma orientação do Partido dos Trabalhadores para que se realize esse tipo de debate em relação ao pré-sal. De acordo com Jorge Peres, já houve eventos semelhantes em cidades como Recife, Olinda e Paulista.
O encontro foi encerrado pelo deputado federal Fernando Ferro. Para ele, os recursos obtidos com a exploração do petróleo na camada do pré-sal dever servir para diminuir as diferenças regionais, através da criação de um fundo social. Mas, segundo o deputado, é preciso que a sociedade se mobilize. “Existem 580 emendas aos quatro projetos que estão na Câmara Federal”. Os três Estados produtores vão querer puxar os recursos para eles. “A votação será no dia dez de novembro e é preciso que a sociedade se mobilize para garantir a distribuição e a aplicação democráticas dos recursos”, finalizou.

ROGERIO MENESES - PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DE CARUARU É PRESIDENTE DO PT DE CARUARU E MEMBRO DA TENDENCIA MOVIMENTO SOCIALISTA

Goretti de Melo