quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CARTA ABERTA AOS OLINDENSES


SE NOS CALARMOS, ATÉ AS PEDRAS GRITARÃO (Evangelho de São Lucas 19:40)

CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ (Evangelho de São João 8:32)

Ainda circulam pela Internet, pela Imprensa e dentro de várias igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, tentam interferir no processo eleitoral com falsas informações sobre questões que envolvem a vivência cotidiana da pluralidade religiosa existente no Brasil, a exemplo do aborto, da opção sexual e da relação humana com os poderes de Cristo. Essas afirmações escondem o conhecimento da verdade e dificulta a libertação do Cristão diante da fé.

Não aceitamos que se use da fé para condenar alguma candidatura neste processo eleitoral. Esta carta visa ligar nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivações religiosas ou doutrinais.

Em nome do nosso compromisso com o povo Cristão, declaramos publicamente ao povo olindense as razões que nos levam a contribuir com a qualificação da escolha da pessoa que vai governar o nosso País:

I – Consideramos que, para o projeto de um Brasil justo e igualitário, é necessário valorizar as conquistas populares e os ganhos sócio-culturais e econômicos que vem se destacando na melhoria de vida da população brasileira.

II – Consideramos, também, que o direito à Vida seja a mais profunda e bela das manifestações dos que acreditam em Deus, pois somos à sua Imagem e Semelhança. Portanto, defender a vida é oferecer condições de saúde, educação, moradia, terra, trabalho, lazer, cultura e dignidade para todas as pessoas, particularmente as que mais precisam. Por isso, um governo justo oferece sua opção preferencial às pessoas empobrecidas, injustiçadas, perseguidas e caluniadas, conforme proclamação de Jesus na Montanha (Mt 5,1-12).

III – Acreditamos que o projeto divino para este mundo foi anunciado através das palavras e ações de Jesus Cristo. Este projeto não se esgota em nenhum regime de governo e não se reduz apenas a uma melhor organização social e política da sociedade. Entretanto, quando oramos “venha o teu reino”, cremos que ele virá, não apenas de forma espiritualista e restrito aos corações, mas principalmente na transformação das estruturas sociais e políticas deste mundo.

IV – Sabemos que as grandes transformações da sociedade se darão principalmente através das conquistas sociais, políticas e ecológicas, feitas pelo povo organizado e não apenas pelo beneplácito de um governante mais aberto (a) ou mais sensível ao povo.

V – Como Jesus, cremos que o importante não é tanto dizer “Senhor, Senhor”, mas realizar a vontade de Deus, ou seja, o projeto divino. Esperamos que o próximo governante continue a feliz política externa do presidente Lula, principalmente no projeto da nossa fundamental integração com os países-irmãos da América Latina e na solidariedade aos países africanos, com os quais o Brasil tem uma grande dívida moral e uma longa história em comum. A integração com os movimentos populares emergentes em vários países do continente nos levará a caminharmos para novos e decisivos passos de justiça, igualdade social e cuidado com a natureza, em todas as suas dimensões. Entendemos que um país com sustentabilidade e desenvolvimento humano só pode ser construído resgatando já a enorme dívida social com o seu povo mais empobrecido. Neste momento de segundo turno das eleições, é importante refletir sobre o esforço praticado pelo atual Governo, nos últimos oito anos, para conciliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social do nosso País. A melhor maneira de representar a continuidade do desenvolvimento e do projeto de um Brasil mais digno para o nosso povo é a vitória de DILMA, presidente!

Com a esperança e a decisão de lutarmos por isso, subscrevemo-nos:

· Carlos A. de Vasconcelos – Responsável pelo Ministério ARCO

· Daniel Barbosa – Reverendo da Igreja Anglicana

· João Alexandrino de Oliveira – Membro da Igreja Batista - Rio Doce

· Jonas Ribeiro – Membro da Igreja Batista de Rio Doce

· Jorge Salustiano de Sousa Moura – Amigo dos que fazem a Casa da Bênção e as Paróquias do Rosário e do Guadalupe

· Dom Pedro Casaldáliga – Bispo Emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia-MT

· Dom Demétrio Valentini – Bispo de Lages – SP e Presidente da Cáritas Nacional

Olinda, outubro/2010

Rev. Daniel Barbosa

9219.1118 / 3034.1370

Nenhum comentário: