quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mensagem da CNBB aos militantes

CNBB lamenta uso indevido do nome da igreja nas eleições

19.10.2010

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota em que lamenta profundamente o uso indevido da Igreja Católica e de temas religiosos na campanha eleitoral e lembra que o voto é um ato livre e consciente de cada cidadão.

Segundo a CNBB, os bispos têm o direito e o dever de orientar os fiéis em assuntos relacionados à fé e à moral cristão. Contudo, ressalta que apenas a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência estão autorizados a falar em nome da CNBB.

“Lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica – tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária”, diz a nota.

Em entrevista coletiva, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, condenou a manipulação de temas religiosos, como a defesa da vida, com interesse eleitoral.

“A gente pode perceber que existem manipulações, às vezes, de aspectos da religião com interesses ideológicos. E isso não é deste processo eleitoral, vem de outras épocas. Sem dúvida alguma, nas outras eleições isso também aconteceu”, disse Dom Dimas.

Segundo ele, o aborto deixou de ser um tema “periférico” no debate eleitoral e assumiu “grave importância”. “É chegado o momento em que os candidatos vão ter a oportunidade de mostrar suas posições claramente para os eleitores.”

Leia aqui a nota da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, que alerta para a exploração eleitoral e indevida da fé cristã.

Nenhum comentário: