quarta-feira, 28 de maio de 2008

Fé Cristã: Ação Comunitária e Libertadora.


Por Rev. Frei Daniel Barbosa,OSE

“ Mas alguém pode dizer: Você tem fé, e eu tenho ações. Eu respondo: Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.”
Tiago 2.18

Crer em Jesus Cristo é sem dúvida o objetivo de nossa fé. Crer nisto não é simplesmente um sentimento, mas sim, o verdadeiro compromisso de levar Jesus Cristo a sério, e de proclamar sua libertação. Como diz o teólogo Paul Tillich no livro Dinâmica da Fé. “ Fé é está possuído por aquilo que nos toca incondicionalmente.” Isso significa que este sentimento deve nos envolver integralmente, a fé transcende a todo sentimento humano.

A fé cristã é uma fé de revelação e não apenas uma fé de especulação, e se nós acreditamos nesta fé reveladora logo acreditamos em um conteúdo que se transmite, e se este conteúdo que se transmite é originário de Deus perfeito e bom, logo nós como cristão somos capazes de sermos perfeitos e bons.

A Bíblia nos diz em Tiago 2.17 “ Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.” E como verdadeiros cristãos comprometidos com as causas sociais não podemos nos abster deste dever, e a fé também é uma questão prática e não pode ficar de fora do contexto social.

Porque a fé salvadora que alegamos ter deve nos transformar em nossa totalidade, tanto espiritual quanto pessoal e social. A restauração e transformação de uma sociedade começam a partir do individuo, dando-lhe uma nova consciência social.

Esta consciência social nos leva a uma fé comunitária, de acordo com Atos dos Apótolos capitulo 2.42 a 47 nos mostra que os discípulos tinham Comunhão na oração, bem como no partir do pão.

A fé não é, e nem pode ser estática, ela é dinâmica. Responsável pelo estímulo e pelo o engajamento ético-político-social de cada um e cada uma pessoa. Vivendo assim, o Cristo encarnado, no qual fomos criado. “ Pois somos obras sua, criados em cristo Jesus para boas obras, as quais Deus preparou antes, para que andássemos nelas.” Ef. 2.10

Porém é importante, a inserção dos cristãos na sociedade, na luta pela libertação dos males que afligem o povo.

Por fim, devemos contribuir permanentemente para a libertação. Como servos de Jesus Cristo somos chamados e chamadas por meio do evangelho, a devolver esperança. O evangelho é isso, a verdade que liberta a todos os que crêrem no poder transformador de Jesus Cristo.

Rev. Frei Daniel Barbosa,OSE

Nenhum comentário: