segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mulheres na Bíblia



Por Rev Frei. Daniel Barbosa, OSE

“ Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra”.
Lucas 1.38

Encontramos varias mulheres tanto na historia quanto na bíblia que tiveram ministério de destaque na sociedade, vejamos algumas mulheres como pastoras, diaconas, evangelistas e Juizas.
O texto que inicio este artigo com uma expressão muito forte feita pela Virgem Maria mãe do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: “ Aqui está a serva(Diacona) do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra”.
Outra participação importante da mãe de Jesus na ocasião do seu primeiro Milagre. No livro do Evangelista São João encontramos o acontecimento de um casamento em Caná da Galileia, onde Jesus sua mãe e os seus discípulos foram convidados, em um determinado momento acaba o vinho da festa e Maria foi procurada para que ela falasse para Jesus que o vinho tinha acabado. Não quero dizer que este pedido de Maria tenho sido decisivo para tal acontecimento, mas mesmo que os homens queiram sufocar a voz feminina, neste texto, ela foi importante como porta-voz dos homens. Disse Maria: “Fazei tudo que ele vos mandar.” (João 2.5)
Vejamos algumas mulheres na bíblia:
· Eva: primeira mulher criada por Deus. Tanto Adão quanto Eva foram criados por Deus para cuidar, zelar, servir a Deus no Jardim do Éden. Ou seja a diaconia de Eva era de servir a Deus no Jardim. Sua diaconia não era inferior, e nem superior a de Adão.
· Miriã: A Profetiza Miriã, irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres acompanharam tocaram e dançaram de alegria juntamente com Miriã, pela vitória que Deus concedeu a todo seu povo. (Ex. 15.20 e 21)
· Débora: uma Profetiza, juíza e corajosa contra Barac um guerreiro. (Jz. 4.4)
· Hulda: Profetiza, uma mulher afirmativa e que mostra as maldições contidas no livro, que seria realizadas de modo inesquecível. (2Rs 22.14)
· Abigail: esta mulher não foi nenhuma profetiza, mas teve um papel importantíssimo na historia, ela humildemente intercedeu ao rei Davi para que não matasse seu esposo Nabal. (I Sm 25)
· Noadia: Uma Profetiza que lembra de Tobias nas orações. (Ne.6.14)
· Dorcas: Primeira mulher a ser tratada como discípula pelo seu notável trabalho social na comunidade, quando o Apostolo Pedro chega testemunha do amor e consideração que a comunidade tinha por Dorcas.
· Priscila: É mencionada quatro vezes antes de seu marido Áquila, isto indica que ela gozava de maior influencia do que seu marido. (Atos 18). Outro fato interessante é que ela nunca estava sozinha, é sempre citada em companhia do seu marido, este fato reforça que o Ministério é Familiar.
· Febe: O Apóstolo São Paulo recomenda toda atenção a ela. Pois ela muito ajudou e contribui com a causa do Senhor. “ Recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que diaconisa da Igreja de Cencreia. Recebam essa irmã em nome do Senhor, como deve fazer o povo de Deus. Dêem a ela toda a ajuda que precisar, pois ela tem ajudado muita gente e a mim também.” (Romanos 16.1 e 2), Assim Paulo indica essa mulher que muito servia a comunidade, como também uma grande cooperadora do Evangelho, inclusive Paulo lembra que recebeu auxilio diaconal dela.
· Júnia: Paulo Saúda tanto a Andrônico, bem como a sua irmã Júnia. Em Romanos 16. 7, Paulo fala que eles estiveram na prisão com ele, e que eram cristão bem conhecidos dos apóstolos.
Conclusão:
Tanto no Antigo como no Novo Testamento, encontramos varias mulheres que lideraram como: Miriã, Ester, Rute, Débora, Priscila, Dorcas Febe e outras. Assim também as mulheres tem a mesma capacidade de liderança, pois Deus é o mesmo ontem hoje, e eternamente.
No livro de Provérbios 14.1 diz que “ A mulher sabia edifica sua casa...” , por que a mulher também não pode edificar a Casa do Senhor?
Por ultimo, como diz o texto acima, edificar também é uma tarefa feminina, é preciso ampliar nossa visão e que a verdade seja dita. Depois de observarmos tudo isso lembramos que muitas vezes a mulher é mais sensível, mais corajosa, e mais dedicada .
Parabéns mulheres por esse dia 8 de março Dia Internacional da Mulher. Nos relembra que no dia 08 de março do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas trabalho por dia, para 10 horas. Estas operárias recebiam menos de um terço do salário dos homens, Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Desde de 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Dia este que custou a vida de muitas irmãs guerreiras.
Que Deus continue abençoando a todas.

Nenhum comentário: