quarta-feira, 25 de março de 2009

O DEPUTADO FERNANDO FERRO AO PADRE RAMIRO

O deputado Fernando Ferro (PT/PE) levou a tragédia do assassinato do Padre Ramiro e a violência advinda do crescimento do trafico de drogas ao plenário da Câmara nesta terça-feira (23).
“Um adolescente de 15 anos atirou com uma espingarda calibre 12 no religioso e tirou-lhe a vida de forma estúpida. Este adolescente era um homicida em regime de liberdade assistida, envolvido com grupos de extermínio e tráfico de drogas, e foi usado para fazer o crime beneficiando-se de sua menoridade penal”, denunciou.
Para o deputado, a versão de latrocínio (assalto seguido de morte) não convence. “Assalto feito com espingarda não é modus operandi desses delinqüentes”, alerta Ferro.
Defensor dos direitos humanos, Fernando Ferro alertou para a necessidade de continuar a obra do religioso. “É necessário a sua continuidade pela dimensão social e humana e profética deste trabalho. Conheci Padre Ramiro no fim dos anos 70, quando nos ajudou no movimento sindical e no apoio à criação do PT. A saudade está marcada pelo grande exemplo de ser humano comprometido com a vida bela, digna e ampla”, finalizou o parlamentar.
Histórico - Padre Ramiro foi assassinado no dia 19 de março, no bairro de Areias, no Recife. Ele fazia um trabalho social de resgate de jovens sem perspectivas de vida, envolvidos com drogas e outros delitos. Com a ONG Mamer – Movimento de Apoio aos Meninos de Rua, que fundou em 1988 e que tinha entre seus objetivos a promoção humana, política e cultural, ética e cristã, oferecia capacitação profissional mediante cursos profissionalizantes, educação e inserção dos jovens e suas famílias no mercado de trabalho possibilitando-os a participarem no orçamento familiar e exercerem sua cidadania. Programas como a Granja Escola, o Adolescente Aprendiz, Liberdade Assistida, Restaurante Escola Dom Paulino, entre outros são exemplos dessas ações proativas de cidadania que retiravam menores da vida de risco junto a delinqüentes adultos de Jaboatão dos Guararapes. Seu trabalho atende a mais de cinco mil jovens.