sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Olinda celebra o Natal com a montagem do maior presépio do Brasil

Mais de 70 bonecos gigantes estarão espalhados pela encosta do morro do Carmo, tendo como fundo a Igreja Carmelita

Por Raphaela de Paula

Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda


A terra dos calungas gigantes ganha um presépio de gigantes. A Prefeitura Municipal de Olinda preparou uma decoração especial para o Sítio Histórico com o maior presépio já montado em todo País, constituído por mais de 70 bonecos gigantes, além de atividades culturais para todo o período natalino, nas principais praças da cidade. A abertura da programação de Natal tem inicio neste domingo (13), às 18h, com o lançamento do presépio assinado pelo artista plástico Fernando Augusto que já está sendo montado na cidade.


Com uma proposta singular, o presépio natalino da cidade Patrimônio da Humanidade é constituído por 75 bonecos gigantes que estarão espalhados pela encosta do morro do Carmo, tendo como fundo a Igreja Carmelita, especialmente iluminada para a ocasião. Os personagens com alturas entre 6m a 2m serão expostos em praticáveis de diferentes níveis e alturas, criando sinuosidades topográficas e gerando um ritmo expositório com mais de 100m de cena aberta.


Para completar o clima natalino, um sistema de som vai funcionar das 10h da manhã a meia noite, com repertório do cancioneiro natalino brasileiro e internacional, além de canções eruditas conhecidas mundialmente, batuques ritualísticos e dobrados de procissões, tudo organizado pela equipe do grupo Mamulengo Só-Riso.


O presépio será acompanhado também de iluminação cênica em todo o conjunto, que ficará exposto até o dia de Reis do próximo ano. A obra é uma criação do artista plástico Fernando Augusto com co-produção do grupo SÓ-RISO.
Fonte: