segunda-feira, 22 de março de 2010

O PARTIDO DOS TRABALHADORES E O CENÁRIO POLÍTICO

COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS,

“O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade".

(Ernesto Che Guevara)

O Partido dos Trabalhadores é o resultado político de um processo histórico que, a partir das lutas populares contra a Ditadura Militar, uniram-se os trabalhadores, grupos de esquerda, movimentos sociais, comunidades eclesiais de base, intelectuais e estudantes, na busca de construir uma alternativa democrática de socialismo para o Brasil.

São três décadas de construção pela democracia em nosso Brasil, uma trajetória construída com muita luta e marcando assim a luta pelos direitos sociais, foi também uma luta em defesa dos interesses nacionais, do desenvolvimento e da integração latino-americana e do mundo. Devemos celebrar nestes trinta anos de historias, devemos dizer sem medo errar que somos um partido democrático, popular e socialista. Que mesmo com nossas diferenças internas, soubemos unir os diferentes setores da esquerda democrática, em torno de um projeto transformador da sociedade brasileira.

Nestes 30 anos de historias avançamos, chegamos às prefeituras e aos governos de vários estados, ampliamos as bancadas parlamentares e as bases sociais, tivemos a histórica e gloriosa vitória de Lula em 2002. As nossas grandes bandeiras de nossas lutas foram transformadas em realidade no governo Lula, que colocou o Brasil no rumo da redução das desigualdades sociais e regionais, construindo um país de todos.

Apesar das críticas, provenientes da oposição e integrantes dos governos que nos antecederam, a política externa brasileira tem demonstrado ser consistente e mostrado também grandes novos avanços.

Portanto, sabemos que a política social não pode ser divorciada da política econômica, ambas andam de braços dados. Ao longo de nossa historia sempre tivemos clareza da existência de uma política econômica neoliberal e excludente, em contra partida a essa carga histórica é preciso reafirmamos e defendermos os movimentos populares os tem contribuído significativamente na implementação das políticas sociais, na perspectiva de construirmos um país para todos e todas.

Neste ano nos é posto mais alguns desafios, somos desafiados a contribuir, construir, e ampliar cada vez mais o dialogo entre, partido, governo e sociedade civil. Entendemos que somos o principal partido de sustentação do atual governo e seremos também no próximo governo com a companheira DILMA ROUSSEF. Até porque a direita e setores conservado deste país não vai ficar de braços cruzados, não vai deixar barato, vai querer ganhar o governo a qualquer preço, custe o que custar.

Companheiros e companheiras nos encontraram hoje em um momento novo, no qual tivemos oito anos de mudanças em todas as áreas da sociedade, e preciso lutar para que estas mudanças continuem.

Neste ano teremos novos desafios, é pela primeira vez na historia deste partido que vamos pra ruas numa campanha presidencial onde o companheiro LULA não é o candidato a presidente. Mas também somos desafiados amostrar a força de nossa militância, levando à companheira Dilma Roussef à presidência da republica e elegermos uma boa bancada de parlamentares.

Outro desafio nos é posto, que é a reeleição do companheiro FERNANDO FERRO, sabemos que Ferro hoje ele é o líder do PT na Câmara, sem duvida é um cargo muito importante e de visibilidade nacional, mas também devemos ter a clareza que em alguns momentos não teremos nosso deputado nas atividades, aí é que vem o grande desafio de sermos um Fernando Ferro em cada rua, em cada esquina, em cada bairro, e em qualquer lugar.

Companheiros e companheiras precisaram novamente de vocês, vamos reeleger FERNADO FERRO deputado federal pela quinta vez.

Recife, 20 de março de 2010

Por Rev. Daniel Barbosa, ose