quarta-feira, 17 de março de 2010

Serra cai, mas fica em 1º lugar, diz Ibope

10h22 - 17/03/20
O pré-candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, registrou queda nas intenções de voto, mas continua em primeiro lugar na corrida pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Ibope que foi divulgada hoje (17.março.2010). Serra aparece com 35% (tinha 38% em novembro), à frente de Dilma Roussef (PT), que tem 30% (contra 17% em novembro).

Eis os principais dados da pesquisa:

Fatos a serem observados:

1) resiliência de Serra: o tucano cai em todos os levantamentos (aliás, todos registrados aqui nesta página), mas se mantém sempre na faixa de 30% ou um pouco acima. Para quem não está falando em público sequer que é pré-candidato, não deixa de ser uma demonstração de força. Mas vai resistir ao rolo compressor governista até outubro? Essa é outra história e ninguém tem a resposta;

2) Dilma se consolida: a pré-candidata petista declarada, em campanha quase aberta, realmente está consolidada. Chegou aos 30% na pesquisa estimulada. Na espontânea, já está com 14% (Serra tem 10%). A dúvida agora é: a petista continua a avançar ou reduz o ritmo?

3) Ciro e Marina: os dois não saem do lugar. Vai ser difícil furar o bloqueio da polarização formada por PSDB e PT.

4) nanicos: haverá pelo menos 8 candidatos de pequena expressão na corrida presidencial. Aqui abaixo, amplo material a respeito. Já passou da hora de incluir esses nomes no levantamento, pois os nanicos somados podem acabar sendo um fator relevante para que a eleição seja levada ao segundo turno.


FONTE: http://uolpolitica.blog.uol.com.br