quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Elzita Santa Cruz, 96 de dedicação e coragem.


Nesta quarta dia 14/10/2009, aconteceu a festa pelo aniversário de Dona Elzita Santa Cruz. Na ocasião foi celebrada uma missa na capela de São Joaquim, no Bairro de Jardim Atlântico em Olinda.

A Diocese do Recife – Comunhão Anglicana esteve presente nesta celebração participando da Liturgia da Palavra, o Evangelho foi aclamado pelo nosso bispo Dom Robinson Cavalcanti.

Dona Elzita, aos 96 anos, continua combativa. Na luta por justiça. Quero aproveitar este exemplo de mulher. E fazer um paralelo com outras grandes mulheres registradas na bíblia, que sempre lutaram por seus ideais, deixando para nós um grande legado histórico.


Débora: foi uma juíza descrita no livro de
Juízes do Antigo Testamento da Bíblia e que teria liderado os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C.

É a única mulher das Escrituras que alcançou um cargo político pelo seu próprio povo. Sua origem parece ser simples, pois o texto bíblico a menciona como esposa de Lapidote e que prestava atendimento como profetisa debaixo das palmeiras.


Dona Elzita siga o exemplo de Débora, exemplo de coragem.


Ruth: uma princesa moabita, imbuída de elevados ideais, não estava satisfeita com a situação de seu próprio povo e quando chegou a oportunidade, abriu mão do privilégio da realeza em sua terra, aceitando uma vida de pobreza entre um povo que ela admirava. Ruth fez amizade com essa família judia e começou a comparar o diferente modo de vida com a do seu próprio.


Dona Elzita siga o exemplo de Ruth, exemplo de solidariedade.


Ester: Como rainha, certamente também possuía riquezas e muitas glórias, Ester tinha tudo em suas mãos, e poderia viver para si mesma e esquecer-se dos outros, pois ela era a pessoa da mais alta posição em todo aquele império.


Dona Elzita siga o exemplo de Ester, exemplo de altruísmo, Amor ao próximo.


Isabel: é uma personagem do
Novo Testamento da Bíblia, mencionada no Evangelho segundo Lucas como esposa do sacerdote Zacarias e mãe de João Batista.

De acordo com o texto do
Evangelho, Isabel era pessoa considerada justa diante de Deus, "vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor".

Dona Elzita siga o exemplo de Isabel, mulher justa.


Maria: O anjo Gabriel saudou a Maria, dizendo: “Salve! Agraciada; o Senhor é contigo”, anunciando-lhe que ela teria um filho a quem deveria chamar Jesus. “Este sra grande, será chamado Filho do Altíssimo; Deus o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai, ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”, Lucas 1.32,33. Quando Maria perguntou como se faria isso, visto não conhecer varão, o anjo lhe respondeu: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”, Lucas 1.35. Estas declarações revelaram a Maria que ela foi escolhida para ser a mãe do Messias. Com humildade, aceitou a honra que Deus misteriosamente lhe concedia.


Dona Elzita siga o exemplo da Virgem Maria, um exemplo de humildade.


Dona Elzita. Mulher guerreira, valorosa, e acima de tudo uma grande mãe.

Feliz Aniversário


Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias. Hoje, mais um a janela se abre diante de seus olhos, mais um espinho foi retirado da flor, restando apenas a beleza de tão
bela data.

Rev. Frei Daniel Barbosa
Secretário Episcopal
Secretário Diocesano de Cidadania
revdaniel.ose@ig.com.br
(81) 9219.1118 / 3325.3586