domingo, 10 de janeiro de 2010

Campanha incentiva preservação em Porto


Publicado em 08.01.2010

Projeto Verão com Saúde, realizado em Porto de Galinhas, será estendido este ano a Boa Viagem e ao Centro do Recife. Atividades incluirão serviços básicos de saúde e conscientização ambiental


A Campanha Verão com Saúde, realizada três vezes na Praia de Porto de Galinhas, contemplará este ano o bairro de Boa Viagem e o Centro do Recife. A partir da próxima terça-feira, serão realizadas ações de conscientização do público em relação à importância da preservação ambiental e aos cuidados preventivos com a saúde. Fazem parte das atividades a prestação gratuita de serviços básicos de saúde, curso de gestante para mulheres carentes, distribuição de material educativo sobre saúde e meio ambiente, além de uma ação de voluntários no Centro do Recife em prol da preservação do Rio Capibaribe.
“Com essa campanha, buscamos estimular as pessoas a terem mais atenção com a prevenção de doenças e maior cuidado com a preservação dos recursos naturais”, afirma Juliana Vieira Maranhão, diretora do Hospital Santa Joana e coordenadora-geral do projeto. Em Recife, a sede da campanha, que acontecerá de 12 a 29 de janeiro, funcionará em um estande montado na Avenida Boa viagem, em frente ao 2º jardim, funcionando de terça a sexta, das 7h às 10h, e das 17h às 19h30. No local, haverá diversos espaços para prestação de serviços, como aferição de pressão, testes de anemia e glicemia, e medição do nível de colesterol. Também haverá um ponto de informações turísticas da Empetur.
No dia 23, as futuras mamães poderão participar do Bebê-a-bá Solidário, um curso para gestantes, que já é realizado habitualmente no Hospital Santa Joana e que, durante a campanha, é adaptado para ser ministrado a mulheres carentes. O curso é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do hospital. Já no dia 30, acontecerá, no Centro do Recife, ação voluntária para conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação do Rio Capibaribe.
Em Porto de Galinhas, onde tradicionalmente a Campanha Verão com Saúde acontece, as atividades serão realizadas do dia 14 a 30 de janeiro, numa estrutura montada em frente ao Restaurante Beijupirá, com funcionamento de sexta a domingo, das 17h às 22h. A população poderá conferir a ação educativa sobre coleta seletiva, realizada na Praça da Conscientização Ambiental. No dia 16 de janeiro haverá a tradicional Blitz de Saúde, que atuará junto aos turistas, em hotéis, levando dicas sobre saúde preventiva. Serão oferecidos testes básicos de saúde e orientação sobre conscientização ambiental. O projeto é concebido e coordenado pelo Hospital Santa Joana, com o apoio de diversas instituições privadas e públicas.

» Acesse o Blog Ciência & Meio Ambiente
(com link para http://jc3.uol.com.br/blogs/blogcma/)