sábado, 16 de janeiro de 2010

Casal de haitianos que mora no Recife livrou-se do desastre


O casal Franck Seguy e Michaelle Desroisers por pouco livrou-se da tragédia no Haiti. Os haitianos, que há três anos vivem no Recife, estiveram perto de retornar à terra natal no dia do desastre. Na tarde desta sexta-feira, Franck concedeu entrevista coletiva na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele revelou que por apenas 30 minutos não conseguiu comprar a passagem para o dia 12, exatamente o dia da tragédia.

Professores universitários, Franck e Michaelle terminaram recentemente um mestrado em ciências sociais na UFPE. Durante a estadia na capital pernambucana, eles tiveram um filho, atualmente com dois anos e oito meses. Michaelle está grávida novamente.

Apesar de receber boas notícias em relação aos familiares, Franck não escondeu o desconforto com a situação do seu país.

“Minha preocupação não é com a quantidade de mortos, mas sim com os sobreviventes. Não estou preocupado só com minha mãe. Há milhares de pessoas como ela por lá. Vivi 22 meses no Brasil e infelizmente todos os dias esperava tomar conhecimento de uma notícia ruim do Haiti. Só não esperava que pudesse acontecer algo tão grave”, disse.

Ele garantiu não ter tido maiores dificuldades para receber informações sobre os parentes, o que logo ocorreu via internet e telefone. Engajado socialmente, o professor reiterou a vontade de voltar ao país.

“Esta sempre foi minha intenção. Nunca pensei em ficar no Brasil pra sempre. Quero muito voltar, mas também não quero levar mais problemas”, explicou. Para Franck, no momento não há como fazer qualquer previsão de retorno.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

http://www.diariodepernambuco.com.br/VidaUrbana