sexta-feira, 30 de abril de 2010

Projovem Urbano oferece 8,2 mil vagas em Pernambuco

As matrículas ficam abertas até o dia 17 de maio; as oportunidades estão distribuidas em 19 cidades do Estado, a maior parte está concentrada em Olinda.

O Projovem Urbano está com matrículas abertas até o dia 17 de maio em Pernambuco. São 8,2 mil vagas distribuídas em 19 cidades. Para saber os locais de matrícula e outras informações, os interessados devem ligar para o telefone 0800 722 7777, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, além de sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. O início das aulas das novas turmas está previsto para o dia 24 de maio.

As cidades com oferta de matrículas são: Olinda (1,2 mil vagas), Afogados da Ingazeira, Águas Belas, Água Preta, Barreiros, Carnaiba, Correntes, Gameleira, Garanhuns, Ipojuca, Lajedo, Palmerina, Rio Formoso, São Bento do Uma, São José do Egito, Saloá, Serra Talhada, Sirinhaém e Tabira.
Com duração de 18 meses, o Projovem Urbano é uma parceria do Governo Federal com os governos estaduais e municipais e destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental.

Para se matricular, basta que o jovem apresente a carteira de identidade ou a certidão de nascimento e o histórico escolar, se tiver. Caso não possua o documento, ele fará um pequeno teste para comprovar que sabe ler e escrever.

Fonte http://pe360graus.globo.com/

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Moção do PT em relação a SUAPE

AMIGOS AMBIENTALISTAS, O PT DE PERNAMBUCO APROVOU ESSA MOÇÃO DE APOIO A TODOS AQUELES QUE ESTÃO NA LUTA CONTRA O DESMATAMENTO EM SUAPE.
ABAIXO A MOÇÃO APROVADA POR UNANIMIDADE PELOS DELEGADOS DO ENCONTRO.
VAMOS DIVULGAR E ENVIAR TAMBÉM E-MAILS PARA OS DEPUTADOS ESTADUAIS E SOMAR NESSE PEDIDO DE SENSIBILIDADE POLÍTICA AO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS.

Moção aprovada por unanimidade pelo Encontro estadual do PT Pernambuco 24 de abril de 2010:
Moção de Apoio à Luta dos movimentos sociais e ONG`s que são contrários ao Projeto de Lei 1496/20010, que prevê o maior desmatamento oficial de mangue, de nossa história pernambucana.

Nós, delegados do Encontro Estadual do Partido dos Trabalhadores enviamos moção de apoio aos movimentos sociais e organizações não governamentais que neste momento lutam contra a aprovação do PL 1496/2010 enviado pelo governo do Estado de Pernambuco à Assembléia Legislativa, (ALEPE), que prevê o desmatamento de 893,4 há. de mangue, 17,0 de mata atlântica e 166,06 há. de restinga (área tota equivalente a 1000 campos de futebol )em SUAPE. Pedimos do Governador Eduardo Campos a sensibilidade política para que o referido projeto seja retirado de pauta na ALEPE e seja discutido de forma mais ampla com a sociedade.

Ambientalistas sem fronteiras
Movimento Socioambiental

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reportagem sobre Encontro Estadual do Pernambuco

O Encontro Estadual do PT, realizado na sexta e sábado, no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem, provocou uma “rachadura na estrela petista”. Durante o evento foi votada uma moção contra o governo de Eduardo Campos (PSB) e de apoio à luta e às reivindicações dos servidores públicos estaduais da Educação. O primeiro texto dizia: “Repúdio ao Brutal ataque do governo Eduardo Campos contra os professores!”. Resolveram, então, modificar o texto substituindo a palavra “repúdio” por “condenação” mantendo todo o resto. Isto foi posto em votação e foi aprovado por unanimidade.
No entanto, em uma reunião a portas fechadas, sem a presença dos delegados, apenas entre a presidência estadual do partido, Humberto Costa, João da Costa, João Paulo, Teresa Leitão, Isaltino Nascimento, entre outros líderes, decidiram retirar a moção e refazer todo o texto. Ao saber da decisão, os integrantes das diversas tendências, que consideraram uma afronta ao que havia decidido e aprovado a coletividade, se retiraram do encontro, com o propósito de impedir que outra votação fosse feita, mas não houve jeito. O peso do governador superou o dos professores.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

O PT E AS ELEIÇOES 2010

“O verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor; é impossível imaginar um revolucionário autêntico sem esta qualidade".

(Ernesto Che Guevara)

Neste ano nos é posto um grande desafios, somos desafiados a contribuir, construir, e ampliar cada vez mais o dialogo entre, partido dos trabalhadores, governo e sociedade civil. Mesmo sabendo que PT é o principal partido de sustentação do atual governo e seremos também no próximo governo com a companheira DILMA ROUSSEF. Até porque à direita e setores conservado deste país não vai ficar de braços cruzados, não vai deixar barato, vai querer ganhar o governo a qualquer preço, custe o que custar.

Companheiros e companheiras nos encontramos hoje em um momento novo, no qual tivemos oito anos de mudanças em todas as áreas da sociedade, e preciso lutar para que estas mudanças continuem.

Neste ano teremos novos desafios, é pela primeira vez na historia deste partido que vamos pra ruas numa campanha presidencial onde o companheiro LULA não é o candidato a presidente. Mas também somos desafiados amostrar a força de nossa militância, levando à companheira DILMA ROUSSEF à presidência da republica e elegermos uma boa bancada de parlamentares.

Rev. Daniel Barbosa

Assessoria Política

Deputado Federal

Fernando Ferro PT/PE

E-mail: revdaniel.ose@ig.com.br

http://www.revfreidanielbarbosa.blogspot.com/

quarta-feira, 21 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

HUMBERTO COSTA É O CANDIDATO DO PT AO SENADO



O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) a uma das duas vagas ao Senado na chapa do governador Eduardo Campos (PSB) será o ex-secretário estadual das Cidades HUMBERTO COSTA.

Já o ex-prefeito do Recife João Paulo, que disputava com Humberto a indicação local do PT, será candidato a deputado federal.O anúncio foi feito pelo presidente nacional do partido,


José Eduardo Dutra, em coletiva de imprensa na manhã deste domingo (18), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

sábado, 17 de abril de 2010

Marina diz que não irá posar com bandeira do movimento gay

BERNARDO MELLO FRANCO

Enviado Especial a Sorocaba

A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou nesta quinta-feira que não vai empunhar ou posar para fotos com a bandeira arco-íris, símbolo do movimento gay. Ela disse ter sido vítima de um mal-entendido no episódio em que o vereador Sander Simaglio do PV em Alfenas (MG) a acusou de esconder uma bandeira do movimento gay entregue por ele.

Ao comentar a polêmica, Marina disse: "Não vou levantar a bandeira (arco-íris), assim como não faço como os demais movimentos. Não costumo fazer esse tipo de coisa." Marina afirmou fazer o mesmo com o MST (Movimento dos Sem-Terra) apesar de se considerar aliada do movimento.

Evangélica, a senadora reafirmou, porém, ser contra o casamento gay religioso. "Existem políticas públicas e nenhuma pessoa pode ser discriminada. Quando se trata de sacramento reivindico minhas questões de consciência como no caso do aborto."

Em e-mail que circula na rede, Sander Simaglio afirma que Marina se recusou a estender a bandeira em ato na última sexta-feira, em Belo Horizonte. Ele relata ter viajado 800 quilômetros com o presente no bolso do paletó e se diz frustrado com a reação e o "semblante de espanto" da senadora.

"A senhora, para minha surpresa, dá um jeitinho de me abraçar com uma mão e com a outra, por baixo, esconder mais que depressa o símbolo da luta do movimento homossexual brasileiro", afirma no texto.

Fonte: http://www.folha.com.br/


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Marcha Pela Vida Contra o Aborto Reúne Milhares de Pessoas em São Paulo

Notícia Nacional

Mais de 15 mil pessoas tomaram algumas das principais ruas do centro da capital paulista, no sábado (20.03), em uma grande Marcha da Cidadania pela Vida. Uma manifestação pacífica, que começou no Viaduto Jacareí e terminou com um grande show na Praça da Sé. Representantes da sociedade civil, lideranças políticas, religiosas e não religiosas se uniram ao povo para reafirmar, de forma explícita, que a população brasileira é a favor da vida e não apoia as propostas que visam legalizar o aborto no país.

Presente ao evento Lenise Garcia, professora da UNB, Mestre em Bioquímica, Doutora em Microbiologia e presidente do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, reafirmou que “a ciência já comprovou que o nenê não é corpo da mulher, é um ser independente. Tem DNA diferente. Não se pode distorcer o conceito de direito humano”.

Entre as personalidades presentes estavam o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente da Academia Paulista de Letras José Roberto Nalini; o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer; a médica ginecologista Elizabeth Kipman Cerqueira, diretora do Centro Interdisciplinar de Bioética; a advogada e coordenadora estadual do Movimento no Estado de São Paulo Marilia de Castro, o promotor de Justiça de Direitos Humanos Eduardo Valério; a médica Márcia Salgado, da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME); Alice Teixeira, professora associada de biofísica da Universidade Federal de São Paulo e Luiz Carlos Gonzaga, da Rede Brasileira do Terceiro Setor. Raymond de Souza, presidente da Human Life International, veio especialmente dos Estados Unidos também para demonstrar seu apoio a mobilização em São Paulo. Diversos parlamentares participaram do evento entre eles o Presidente da Frente em Defesa da Vida- Brasil sem aborto Deputado Dr. Talmir e o Deputado Jorge Tadeu Mudalen, relator do PL 1135/91.


Outro ponto alto do evento foram as homenagens prestadas à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa, falecida em janeiro em consequência do terremoto no Haiti, e aos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, defensores incansáveis da vida.

O objetivo da Marcha da cidadania pela Vida foi mobilizar a sociedade para que se posicione em defesa da vida desde a sua concepção e por políticas públicas de proteção à maternidade, a paternidade responsável e à criança, explicou Marilia de Castro, advogada e coordenadora estadual do Movimento. A mobilização ganhou novo fôlego e urgência com a publicação, em dezembro, do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), que recomenda o apoio à descriminalização, em qualquer circunstância, considerando a autonomia das mulheres ‘para decidir sobre seus corpos’. Além da mudança no texto do PNDH-3, os grupos defensores da vida querem pressionar o Congresso visando a rejeição definitiva do Projeto de Lei nº.1.135/1991 que pretende legalizar o aborto até o nono mês de gestação. O PL foi rejeitado nas comissões de Seguridade Social e de Constituição e Justiça. Porém, devido a um novo recurso, deve ser levado a votação no plenário.

Defesa da vida – O Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto nasceu com o objetivo de defender a vida a partir da fecundação. Reúne juristas, cientistas, professores e cidadãos que representam a sociedade civil, em manifestações pacíficas de natureza suprapartidária, supra-religiosa, plural e democrática, focado na luta por uma agenda positiva, que discute questões fundamentais do direito à vida plena.

O movimento conta com comitês estaduais e a cada dia conquista novos integrantes, que vêm se organizando em caminhadas e eventos em todo Brasil. E é este entusiasmo que contagia as pessoas, as entidades, os clubes, as organizações religiosas, as associações de classe, cidades inteiras que se juntam em caravanas para que todos possam demonstrar ao país, a vontade popular, a verdadeira opinião da sociedade sobre este tema tão relevante.


Secretaria Diocesana Anglicana de Comunicação Social

terça-feira, 13 de abril de 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

CONCERTO

Circulação de Música Instrumental leva Orquestra Criança Cidadã a quatro cidades

Publicado em 12.04.2010, às 19h16

Do JC Online
Apresentações gratuitas começam nesta terça-feira, no Mosteiro de São Bento
Apresentações gratuitas começam nesta terça-feira, no Mosteiro de São Bento
Foto: Alexandre Auler / JC Imagem

A Orquestra Criança Cidadã vai mostrar, em quatro cidades, por que a música instrumental deve ter lugar cativo na vida dos pernambucanos. Os meninos e meninas entre 3 e 17 anos do conjunto regido pelo maestro Cussy de Almeida são a atração principal do Circulação de Música Instrumental, projeto que, além de apresentações gratuitas para a população, oferecerá concertos-aula para estudantes de escolas públicas.

A temporada começa nesta terça-feira (13), quando a Igreja do Mosteiro de São Bento, em Olinda, abre as portas para o som dos violinos e violoncelos, a partir das 18h30. O Quinteto Encore é o convidado especial da noite.

A programação segue para o Recife, dia 15 de abril, com concerto na Igreja Madre de Deus da Orquestra Criança Cidadã e do grupo Quarteto de Cordas Intermezzo. Também às 18h30.

A turnê chega ao interior, dia 23. Caruaru é a próxima parada, e o concerto da Orquestra Criança Cidadã e do grupo Quinteto Encore será às 19h30, na Igreja do Convento dos Capuchinhos. Garanhuns encerra o roteiro. Dia 30 de abril, às 19h, no Centro Cultural Alfredo L. Cavalcanti, a noite será dos meninos e, novamente, do Quarteto de Cordas Intermezzo.

Fonte:

http://jc.uol.com.br/

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alunos discutem exigência do diploma de jornalista


Recife 06/04/10 às 10:53 Manchete:


O encontro Diploma em Pauta será realizado na segunda-feira (12), no auditório do bloco B, às 19h. Participam do debate profissionais da área de comunicação, professores e alunos.

A profissão de jornalista e a obrigatoriedade ou não do diploma para exercer a função. A discussão foi levantada a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em suspender a necessidade do diploma para os jornalistas em junho de 2009. Para debater sobre o assunto, o curso de Comunicação Social realizará o segundo encontro Diploma em Pauta na segunda-feira (12), no auditório do bloco B, às 19h.
Participam do encontro o deputado federal Maurício Rands, relator da PEC do diploma na Câmara Federal, o jornalista da TV Globo Nordeste, João Carvalho, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope), Ayrton Maciel, o jornalista e professor, Marcos Araújo, e professores e alunos da Nassau.
O encontro ocorre semestralmente e tem como objetivo trazer esclarecimentos aos alunos e toda a comunidade acadêmica e sociedade de que não houve mudanças com relação à decisão do STF. “A exigência ainda é a qualificação, a ética e o profissionalismo que com certeza são proporcionados em uma formação de ensino superior”, avalia a coordenadora dos cursos de Comunicação Social, Amélia Souto Maior. Para a coordenadora o encontro é importante, pois os alunos ainda estão céticos em relação à condição de ser um jornalista formado. As inscrições serão realizadas no dia e no local do evento. A participação vale como 3 horas de atividade complementar.


Por Ylka Oliveira


Fonte:

sexta-feira, 2 de abril de 2010